Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Arm anunciou nesta última semana sua nova geração de componentes para processadores mobile: a CPU Cortex-A76, a GPU Mali-G76 e a VPU Mali-V76. Se o nome soa familiar, é porque esses componentes são utilizados por praticamente todas as fabricantes de chips para smartphones do mercado — incluindo Qualcomm, Samsung, MediaTek e HiSilicon. As peças prometem saltos em desempenho, mais eficiência no consumo de bateria e até mesmo suporte a conteúdos em 8K a 60 quadros por segundo, e devem servir como base para os processadores de celulares lançados entre o final deste ano e o começo de 2019.

Bateria e notebooks

A nova CPU Cortex-A76 deve oferecer frequências de 3 ou mais GHz e usar arquitetura de fabricação de 7 nm. A Arm promete 40% mais eficiência no consumo de bateria, algo sempre bem-vindo, e 35% mais performance para os chips em comparação com os Cortex-A75. A geração atual foi usada pela Qualcomm nos chips Snapdragon 710 e também como base para a produção dos núcleos Kryo 385 Gold de seus Snapdragons 845 — adotados pela Samsung nos Galaxys S9 lançados por aqui.

Veja também:ARM anuncia GPU Mali-G52 e G31 para smartphonesWindows 10 para dispositivos ARM vai ter algumas limitaçõesIntel vai começar a produzir chips ARM para smartphones

Segundo o site xda-developers, a Arm está promovendo os Cortex-A76 como CPUs com desempenho digno de um notebook. Por isso, é de se imaginar que os componentes sejam usados já nos novos Snapdragons 850 e outros eventuais processadores que a Qualcomm parece estar preparando para uma segunda geração de laptops com Windows 10 baseados em ARM.

8K e melhor desempenho gráfico

Já em termos de processamento gráfico, a Arm promete também um salto no desempenho, na casa dos 30%, e um percentual igual de aumento na eficiência de consumo de bateria com a nova GPU Mali-G76 em comparação com a atual Mali-G72. O componente recém-anunciado também deve contar com performance 2,7X maior em machine learning (um bom salto para aplicações que dependem de inteligência artificual) e 1,5X na execução de games.

A nova peça ainda virá acompanhada de uma nova VPU, sigla em inglês para unidade de processamento de vídeo. A Mali-V76 será capaz de reproduzir vídeos em 8K a 60 quadros por segundo e suporta até quatro streams de vídeo em 4K — assim, ainda que seja improvável, um usuário poderá assistir a até quatro jogos em resolução ultra HD de uma vez.

A linha atual de GPUs da Arm é usada pela Samsung em chips Exynos 9810, pela MediaTek nos processadores Helio P60 (adotado em muitos smartphones chineses) e pela HiSilicon no Kirin 970 (presente em modelos da Huawei). Não há confirmação de novas gerações para esses SoCs, mas é de se imaginar que a Mali-G76 seja adotada pelas mesmas fabricantes.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário