Cientistas europeus dizem ter encontrado um lago de água líquida em Marte

Cientistas europeus dizem ter encontrado um lago de água líquida em Marte

Cientistas europeus afirmam ter encontrado fortes evidências da presença de água líquida em Marte. Um aquífero subterrâneo teria sido detectado em um dos polos do planeta vermelho.

As evidências foram encontradas por pesquisadores italianos que analisavam dados obtidos pela nave espacial Mars Express, da Agência Espacial Europeia, entre maio de 2012 e dezembro de 2015. Ao emitir ondas de rádio no polo sul do planeta vermelho, os cientistas puderam avaliar ondas refletidas e, a partir daí, acreditam ter detectado um lago com água líquida.

O suposto lago subterrâneo teria ao menos 20 km de largura. A profundidade é incerta, mas ele teria ao menos 1 metro de espessura.

A descoberta levanta a possibilidade de existir algum tipo de vida em Marte. Na Terra, algumas bactérias conseguem sobreviver em regiões bastante geladas, em uma situação que poderia ser parecida com a encontrada em Marte.

Os cientistas estão bastante confiantes que de fato o que eles encontraram é água líquida, mas é difícil comprovar: seria necessário enviar uma missão para o planeta vermelho, o que não é exatamente simples.

Apesar disso, é possível que novos dados ajudem a corroborar (ou não) a presença da água líquida: uma sonda da NASA chamada InSight, criada para analisar o interior de Marte, vai estudar a temperatura interna do planeta, o que pode indicar se é ou não possível a existência de água em estado líquido por lá.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.