Conhecemos o drone que faz entregas no Japão

Conhecemos o drone que faz entregas no Japão

Tem algo novo nos céus do Japão! Drones estão sendo usados para fazer delivery de mercadorias em regiões remotas do país. As aeronaves prometem desafogar a crescente demanda de entregas de compras online e evitar que os pacotes fiquem paradas em congestionamento. O Olhar Digital foi até a cidade de Tóquio para conferir a que pé anda a novidade.

Os testes com a entrega via drones estão sendo feitas pela Rakuten, uma gigante do comércio eletrônico no Japão. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, a ideia surgiu há dois anos com entregas de lanches e equipamentos em campos de golfes. Agora, as aeronaves levam encomendas de lojas de conveniências para um centro comunitário. Os pedidos podem ser feitos a partir de um aplicativo para Android e são despachados em minutos. O drone consegue voar a uma altura máxima de 150 metros e carregar até dois quilos. O maior desafio, contudo, esbarra na regulação do governo japonês.

O modelo de drone testado pela Rakuten é totalmente autônomo, ou seja, não precisa ser pilotado por um humano a todo momento. Ainda assim, a empresa mantém um controle para ser acionado em caso de emergência, por exigências legais. A aeronave também possui um paraquedas para evitar acidentes. Ao todo, o drone pode sobrevoar por 10 km, mas a distância foi reduzida a 7 KM durante os testes.

Para a Rakuten, o novo projeto de delivery ajudará a empresa a lidar com a alta demanda por entrega de produtos comprados online. Nos últimos anos, o número de entregas saltou de 2,9 milhões para 3,7 milhões apenas no Japão, o que tem impactado os serviços de entregas tradicionais via caminhões. A empresa, que também atua no Brasil, planeja eventualmente levar a tecnologia para outros países.

Enquanto a tecnologia de entrega por drones não se torna amplamente usada, a Rakuten já planeja os próximos passos dos testes. O objetivo agora é sobrevoar 10 quilômetros de uma área urbana para fazer entregas em condomínios. O prazo para isso é até 2020.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.