Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O celular é cada vez mais o principal dispositivo usado pelos brasileiros para acessar a internet, e quase metade do país têm o smartphone como única forma de se conectar à rede. É o que indica o estudo TIC Domicílios 2017, divulgado pelo Cetic.br, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que analisou hábitos dos brasileiros na internet.

Atualmente, 67% dos brasileiros possuem algum tipo de conexão com a internet, o que representa 120,7 milhões de pessoas. São 42,1 milhões de lares com banda larga – ou 61% das residências – sendo que esse número é maior em áreas urbanas, onde 65,5% das casas possuem planos de banda larga.

Veja também:Samsung e Motorola lideram crescimento na venda de smartphones no BrasilPequenas empresas já usam mais WhatsApp do que sites e Facebook no BrasilFacebook chega a 127 milhões de usuários ativos por mês no BrasilVelocidade da banda larga no Brasil cresce 47% no primeiro semestre, diz estudo

A banda larga fixa é a principal forma de acesso à internet em casa para 64% dos brasileiros, sendo que as conexões móveis são usadas por 25% dos usuários. Em relação a dispositivos, o celular é usado por 96% das pessoas, e a televisão vem ganhando espaço, sendo usada atualmente por 22% dos brasileiros – em 2014, era 7%.

A internet é usada principalmente para fins sociais, mas também para entretenimento. A troca de mensagens faz parte da vida de 90% dos brasileiros com conexão à internet, e 77% usam redes sociais. O consumo de mídia como vídeo ou música atinge 71% dos brasileiros (85 milhões de pessoas). Outros usos citados no estudo são para serviços governamentais entre os maiores de 16 anos: direitos do trabalhador e previdência (28%) e educação pública (28%).

Diferenças socioeconômicas

O smartphone é cada vez mais a única forma que brasileiros se conectam à internet: 49% dos entrevistados só usam o celular, superando pela primeira vez os que combinam celular e computador (47%). Há um fator socioeconômico fundamental para o uso exclusivo de celulares, que é mais comum entre as classes D/E (80%) e em áreas rurais (72%). A internet móvel é a principal forma de acesso à internet para 48% dos brasileiros das classes D/E.

“No Brasil, 33 milhões de usuários com renda mensal de até dois salários mínimos utilizam a Internet exclusivamente pelo celular, enquanto o uso simultâneo incluindo o computador foi realizado por 88% dos usuários da classe A. O fator socioeconômico é preponderante. Aqueles que têm a possibilidade de escolher combinam o uso de mais de um dispositivo para acessar a rede, algo crucial para o desenvolvimento de habilidades digitais, especialmente no cenário de nova economia digital”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O estudo TIC Domicílios 2017 foi feito entre novembro de 2017 e maio de 2018 e entrevistou mais de 23 mil domicílios em todo o país. O estudo completo pode ser conferido pelo site do Cetic.br.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.