Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Adblock Plus é uma das extensões mais populares para navegadores, responsável por bloquear anúncios irritantes em páginas da web. Agora, seu criador lançou uma nova ferramenta: o Trusted News, uma extensão que detecta notícias falsas.

Por enquanto, o app está disponível em fase de testes apenas para o Chrome e só funciona com conteúdo em inglês. Uma vez instalado, ele exibe um selo que muda de cor conforme a integridade e a credibilidade do site sendo acessado.

Veja também:Facebook lança serviço para identificar e combater ‘fake news’ no Brasil

Se o selo fica verde, é porque aquele site é confiável. Se fica amarelo, significa que se trata de um veículo “tendencioso”. Há ainda selos como “não confiável” (vermelho), “sátira” (azul), “caça-clique”, “criado por usuários” e “malicioso”.

Mas quem define se um site é confiável ou não? Nesta fase beta, o Trusted News se baseia na análise de quatro agências de checagem dos EUA: PolitiFact, Snopes, Wikipedia e Zimdars’ List. Se o site ainda não foi verificado por elas, a extensão exibe o selo “desconhecido” (preto).

Ben Williams, diretor de ecossistemas da Eyeo, a empresa que faz o Trusted News e o Adblock Plus, contou ao Techcrunch que, no futuro, o objetivo é fazer com que essas verificações sejam feitas com base no feedback dos próprios usuários.

O Trusted News ganhará um recurso para que os usuários possam contestar as análises, se quiserem. E, mais adianta ainda, a Eyeo espera descentralizar a análise desse feedback usando a rede de blackchain da criptomoeda Ethereum, de modo que todos os feedbacks sejam tratados igualmente.

Para impedir que pessoas abusem do sistema para reduzir a credibilidade de um site simplesmente por não gostar dele, Williams disse que essa blockchain terá “mecânicas de games” para recompensar o bom comportamento e punir o mau.

“Quero enfatizar que esta é uma primeira e humilde tentativa – é uma versão beta. Queremos ver como acontece. Queremos que as pessoas nos deem um feedback honesto. E queremos melhorar. Então, não é meramente uma questão de onde estão os rótulos, mas também: é isso o que as pessoas querem?”, disse o executivo ao Techcrunch.

A Eyeo também diz que o Trusted News não será monetizado, de modo que nenhuma empresa de mídia poderá pagar para não ser avaliada pelo aplicativo. A extensão pode ser baixada aqui pela Chrome Web Store.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário