Disco rígido pode ser danificado por sinais ultrassônicos

Disco rígido pode ser danificado por sinais ultrassônicos

Sinais sônicos e ultrassônicos podem ser usados para causar danos físicos a um disco rígido de um computador. Pesquisadores de segurança fizeram uma demonstração de um possível ataque hacker que danifica o computador da vítima a partir de sons ultrassônicos inaudíveis para humanos.

De acordo com um artigo científico publicado por equipes de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, e na Universidade de Zhejiang, na China, sinais sônicos e ultrassônicos são capazes de danificar discos rígidos caso sejam especialmente produzidos para causar vibrações em excesso nos componentes internos do HDD.

Os pesquisadores fizeram um ataque de demonstração e danificaram HDDs encontrados em desktops convencionais e em circuitos fechados de TV. Em apenas 8 segundos, a interferência ultrassônica já fazia com que os discos causassem erros, segundo o site The Hacker News.

Para evitar que ataques similares sejam feitos, os pesquisadores sugerem a criação de um controlador integrado a sistemas a partir de uma atualização de firmware que reduza a interferência acústica, evitando que os sinais ativem componentes que podem prejudicar o funcionamento dos discos rígidos.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.