Dispositivo vestível consegue ‘ouvir’ palavras dentro da sua cabeça

Dispositivo vestível consegue

Um novo dispositivo vestível desenvolvido pelo MIT, nos Estados Unidos, consegue “ouvir” palavras na sua cabeça. Ele foi feito para identificar a subvocalização, que é quando a pessoa diz algo em voz baixa para si mesma.

O aparelho feito pelos pesquisadores do MIT mede sinais neuromusculares que são ativados durante a subvocalização. Assim, quando o usuário “diz” uma palavra na cabeça dele, ele consegue identificar o que foi dito, e pode realizar uma ação a partir daí.

O sistema possui eletrodos que conseguem detectar sinais de verbalização interna, que então são enviados para um computador que usa redes neurais para detectar as palavras. O dispositivo ainda tem um fone de ouvido por condução óssea, que não obstrui o canal auditivo ao mesmo tempo que consegue transmitir som para o usuário.

“Nossa ideia era: podemos ter uma plataforma computacional que é mais interna, que combina humano e máquina de certas maneiras e que parece uma extensão interna da nossa própria cognição?”, explicou um dos autores da pesquisa, Arnav Kapur, em um comunicado.

Uma possível aplicação para o dispositivo é o reconhecimento por voz de assistentes digitais – não seria mais necessário dizer “Ok Google” em voz alta para ativar o Google Assistente, por exemplo.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.