Empresa de blockchain anuncia aquisição da BitTorrent

Empresa de blockchain anuncia aquisição da BitTorrent

É oficial: a BitTorrent, empresa que desenvolveu e até é responsável pelo protocolo de mesmo nome, agora faz parte de uma startup de blockchain, a Tron. Rumores sobre a aquisição começaram no final de maio, com uma reportagem do TorrentFreak. A compra, no entanto, foi oficializada apenas nesta semana por ambos os lados, tanto no blog oficial da BitTorrent quanto no Twitter da Tron.

Os valores não foram mencionados, mas o TechCrunch estima que a startup desembolsou ao menos 126 milhões de dólares em dinheiro. Com a aquisição, a empresa recém-adquirida segue operando em São Francisco, mas agora no escritório de sua nova marca-mãe. Todos os funcionários passarão a fazer parte da Tron.

Veja também:Ataque de malware atinge 400 mil PCs através de aplicativo de torrentsFalha em clientes de torrent permite que invasor mude arquivos em downloadEstúdio libera torrent do próprio game para quem não puder comprá-lo

O protocolo aberto BitTorrent foi criado em 2001 por Bram Cohen, que fundou, junto com Ashwin Navin, uma empresa com o mesmo nome três anos depois. A companhia se tornou a precursora da onda de compartilhamento de arquivos P2P pós-Napster, Kazaa e similares.

As aplicações desenvolvidas pela empresa, como os clients de torrent e a plataforma de streaming BitTorrent Now, são hoje usadas por 100 milhões de pessoas ao redor do mundo. Seu protocolo, no entanto, tem um pouco mais de peso, e já chegou a ser responsável por mais de 30% do tráfego online.

Tanto a empresa quando a startup de blockchain disseram que nada muda nas operações da primeira. A ideia da aquisição era unir duas marcas que focam na descentralização da web. No blog da Tron, o CEO Justin Sun escreveu que ambas “compartilham uma mesma visão” e que acredita que “a BitTorrent vai ganhar uma nova vida ao ser integrada ao ecossistema Tron”. O executivo também garantiu que sua companhia vai continuar desenvolvendo o protocolo.

Afinal, o que é a Tron?

Caso ainda esteja com dúvidas, a Tron foi fundada em 2017 por Sun e é hoje responsável por uma das principais criptomoedas no emrcado, a TRON (TRX). Sua rede blockchain foi inagurada em junho deste ano, e a empresa tem a intenção de descentralizar a internet, com o protocolo BitTorrent servindo como um dos pilares para tudo isso. O plano, no entanto, ainda está nos estágios iniciais, mas é possível que logo vejamos o protocolo rodando em um blockchain.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.