Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Uma empresa que surgiu de uma ideia de Elon Musk, o bilionário fundador da marca de carros elétricos Tesla e da empresa de aviação espacial SpaceX, está chegando ao Brasil. A Hyperloop TT anunciou nesta sexta-feira, 6, a inauguração de um centro global de pesquisas no país.

O centro fica numa área de 22.000 metros quadrados em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O objetivo da instalação de pesquisa é desenvolver novas soluções em tecnologia de transportes e logística para o mundo inteiro.

Veja também:Elon Musk está usando animais para criar interface cérebro-computadorElon Musk diz que carros da Tesla poderão cruzar os EUA sem motorista

A Hyperloop TT é uma das muitas empresas norte-americanas que usam nomes parecidos. Elas são mais conhecidas pelo desenvolvimento de “trens a vácuo”, modelo de transporte coletivo de alta velocidade, que estão em fase de teste nos EUA.

Essa tecnologia foi proposta pela primeira vez por Elon Musk, que deixou a ideia e o nome disponíveis em domínio público para empresas que quisessem transformá-los em realidade. A Hyperloop TT é uma delas, ainda que não tenha qualquer envolvimento direto com Musk.

O conceito do hyperloop imaginado pelo bilionário e buscado pela empresa é o de um meio de transporte em que pessoas ou cargas são colocados em uma cápsula, que é então disparada por tubos vedados em altíssima velocidade.

Por enquanto, não há previsão para a chegada de transportes desse tipo ao Brasil pelas mãos da Hyperloop TT. O centro de pesquisa serve, a princípio, para que a empresa desenvolva novas soluções de logística, para si e para clientes.

Reprodução

Além disso, há uma academia de inovação no local, chamada XO Square, em que pesquisadores, cientistas, grandes e pequenas empresas podem usar para criar novas tecnologias de transporte, como num grande centro de coworking.

O centro é fruto de uma parceria público-privada entre o governo de Minas Gerais, o município de Contagem e a Hyperloop TT. A prefeitura e o governo cederam o terreno para a construção das instalações sob a estimativa de que o investimento movimente R$ 1 bilhão no setor de transporte e logística em três anos.

A primeira fase do projeto inclui o investimento de R$ 26 milhões, de subsídios estatais a dinheiro de investidores particulares e a própria Hyperloop. Atualmente, a empresa está construindo seu primeiro protótipo de trem a vácuo na Espanha e espera iniciar os testes na França antes do fim do ano.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário