Empresa lançará primeiro tênis feito com chiclete reciclado

Empresa lançará primeiro tênis feito com chiclete reciclado

Se você já pisou num chiclete na rua, você pode não saber, mas foi vítima de um problema global: só na Holanda, cerca de 1.500 toneladas de chiclete vão parar na rua a cada ano. O custo para limpar essa sujeira é de milhões de euros por ano, e o chiclete leva de 20 a 25 anos para começar a se decompor, o que o torna um problema ambienta. Por isso, três organizações se uniram para fazer um tênis com esse chiclete.

A organização de marketing municipal Iamsterdam, a empresa de sustentabilidade Gumdrop e a empresa de design Explicit Wear criaram o Gumshoe, um tênis cujas solas são feitas com chiclete retirado das ruas. Um quilo de chicletes são o suficiente para solar quatro pares do Gumshoe – o resto do calçado é feito de couro. O vídeo abaixo mostra mais do projeto:

Veja também:Por acidente, cientistas criam enzima que permite reciclar garrafas de plásticoDell está vendendo joias feitas com ouro de computadores recicladosApple planeja produzir iPhones e MacBooks a partir de materiais recicladosVersão reciclada do Galaxy Note 7 já sumiu das lojas

Mascando borracha

Criar solas de sapato a partir de chiclete é possível porque, como os envolvidos descobriram, um dos principais ingredientes das gomas de mascar é borracha sintética. Essa borracha, de acordo com o vídeo acima, pode ser decomposta usando técnicas já conhecidas de reciclagem. As instituições fizeram esse processo e, na sequência, usaram os produtos para criar um novo material chamado “Gum-Tec“. 

Em entrevista ao The Verge, um dos colaboradores do projeto, Jonathan Van Loon, disse que o material resultante tem até mesmo cheiro de chiclete – mas não é grudento. O Gumshoe, por sua vez, é o primeiro calçado do mundo a utilizar chiclete reciclado em seu processo de fabricação. A ideia da colaboração também é dar mais publicidade ao problema e, potencialmente, encontrar mais aplicações para o novo material. 

Expansão

Na sola do tênis há um mapa da cidade de Amsterdam, de onde foram retirados os chicletes que a compoem – a empresa também pretende criar produtos semelhantes em outras grandes cidades do mundo nas quais o chiclete seja um problema grave também. E a ideia é criar um plano de ressolamento – assim, quando o tênis estiver velho, os donos podem levá-lo para receber uma nova sola feita com chiclete reciclado. 

Mas ainda leva algum tempo para que o tênis chegue às ruas. A expectativa é que o Gumshoe de Amsterdam se torne disponível de junho. E o preço quando ele for lançado será de 190 euros (cerca de R$ 800 na conversão direta).

 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.