FBI alerta bancos do mundo todo sobre ataque coordenado a caixas eletrônicos

FBI alerta bancos do mundo todo sobre ataque coordenado a caixas eletrônicos

FBI alerta bancos do mundo todo sobre ataque coordenado a caixas eletrônicos

A polícia federal dos Estados Unidos, o FBI, está emitindo alertas para instituições financeiras de todo o mundo para avisá-las de que hackers estão preparando um ataque global e coordenado a caixas eletrônicos “nos próximos dias”.

O alerta foi emitido de forma confidencial e privativa, mas acabou vazando na imprensa e foi divulgado pelo site Krebs on Security, do jornalista Brian Krebs. Não se sabe quais bancos nem quais países receberam o comunicado.

Veja também:Carteira ‘à prova de hackers’ de John McAfee é hackeada para rodar DoomUm único hacker pode ter lucrado até US$ 6 milhões com um ransomware

“O FBI obteve relatórios não especificados indicando que cibercriminosos planejam aplicar um golpe global de saque de caixa eletrônico nos próximos dias”, diz a polícia federal dos EUA no alerta.

O golpe em questão funciona da seguinte maneira: um malware infecta o processador do cartão de crédito através de um esquema de phishing, e desativa os sistemas de segurança contra fraudes dos caixas eletrônicos quando o cartão é usado pela vítima.

Depois, os criminosos usam cartões clonados para sacar quantias ilimitadas de dinheiro dos caixas, agora desprotegidos. Em apenas dois golpes como este, criminosos conseguiram sacar US$ 2,4 milhões de caixas eletrônicos nos EUA entre 2016 e 2017.

O FBI diz que esse tipo de golpe pode prejudicar especialmente bancos pequenos que não possuem sistemas muito complexos de segurança. A polícia federal norte-americana recomenda que as empresas revisem seus protocolos de segurança e tomem cuidado extra nos próximos dias, para que funcionários não caiam em esquemas de phishing.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


shared on Crackthemes.net