Ferramenta que identifica fake news no Facebook é alimentada pela Wikipédia

Ferramenta que identifica fake news no Facebook é alimentada pela Wikipédia

Desde o ano passado, o Facebook vem trabalhando em uma ferramenta para impedir o compartilhamento de notícias falsas na rede social. Segundo informações do Digital Trends, o recurso foi lançado esta semana nos Estados Unidos e usa informações da Wikipédia para checagem de fatos.

O “About This Article”, ou “Sobre o artigo” em tradução livre, mostra um pop-up com detalhes sobre a origem das informações e, caso tenha algum dado confirmado em textos da Wikipédia, a plataforma irá informar. Por outro lado, se a publicação não contar com dados publicados na enciclopédia online, o Facebook indicará que as informações não estão disponíveis.

Veja também:Facebook libera exclusão em massa de aplicativosComo editar uma foto antes de postar no FacebookUsuários do Facebook poderão questionar remoção de postagens

Dependendo das informações disponíveis, esses detalhes são seguidos por artigos relacionados, estatísticas de compartilhamento e até mesmo um mapa de onde o artigo foi compartilhado. 

O Facebook também está testando um recurso adicional que também analisa o autor – selecionando mais textos publicados pela pessoa. No entanto, a ferramenta só funciona com publicações usando as tags de autor do Facebook e, por enquanto, está em fase de testes.

Além do Facebook, o YouTube também está usando a Wikipédia para fornecer mais detalhes sobre uma fonte. A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, afirma que o recurso foi desenvolvido para ajudar os usuários a determinar quais vídeos são confiáveis.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.