Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O WhatsApp é o aplicativo preferido do brasileiro para mante contato com os amigos, seja no Android, no iOS ou no computador. Dada a sua popularidade, existem diversos apps que trazem recursos adicionais e extra-oficiais para o mensageiro de forma a burlar suas limitações. Dentre eles, um que tem chamado a atenção é o GBWhatsApp. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre ele:

Primeiramente, é necessário explicar que ele é uma modificação não oficial do WhatsApp, trazendo todos os recursos que já existem e algumas funcionalidades exclusivas, que serão explicadas mais abaixo. Ele pode até mesmo substituir por inteiro o WhatsApp oficial, sendo mantido como aplicativo padrão, se for da vontade do usuário.

Veja também:Como converter uma mensagem de voz no WhatsApp para textoZapZap: Conheça o ‘WhatsApp brasileiro’ com mais de 10 milhões de downloads7 recursos que o WhatsApp ainda não copiou do TelegramWhatsApp remove antigo gravador de mensagens de voz do aplicativo do Android

Por que o GBWhatsApp não está na Play Store?

O motivo principal dele não estar na Play Store é que a loja do Google não permite a entrada de apps que usem o código-fonte de um outro programa sem sua autorização. Como dito anteriormente, o GBWhatsApp é um aplicativo não oficial, portanto, ele pode estar usando algumas licenças de formas indevidas ao conter partes do código fechado do WhatsApp em seu aplicativo.

Outro critério rigoroso e seguido na Play Store, é que qualquer app que não respeite a sua privacidade é imediatamente rejeitado. Além disto, se ele conter algum vírus, não conseguirá a sua aprovação para estar na loja virtual.

Desta forma, a única maneira para instalá-lo é baixar o APK de seu site e habilitar a instalação de fontes desconhecidas no Android. Ele não possui uma versão para o sistema iOS.

Reprodução

Funções exclusivas

Embora seja muito parecido com o aplicativo oficial, o GBWhatsapp traz algumas funções exclusivas ou que são executadas de forma diferente. Muitas delas, aliás, não estão sequer presentes em versões de teste do WhatsApp. Veja abaixo os seus principais destaques:

  • Usar mais de uma conta no mesmo aparelho – Por padrão, no aplicativo oficial do WhatsApp, você só pode usar um número por vez;
  • Troca de temas – Assim como ocorre no Telegram, o GBWhatsApp traz temas para trocar a aparência do app;
  • Limite de caracteres aumentados para o Status – Os posts feitos de forma oficial podem ter até 139 caracteres. Aqui o limite é maior, mas o desenvolvedor não fornece detalhes;
  • Proteção por senha para o programa e conversas – O WhatsApp oficial não traz um método nativo para proteger o seu aplicativo ou conversas por senhas ou PIN code;
  • Esconder notificações de leituras ou recebimentos – Mesmo após ter lido ou escutado uma mensagem, é possível esconder a notificação de leitura ou recebimento dela;
  • Outras opções de privacidade – No menu de configurações, você tem mais opções de privacidade para esconder seu status, última vez visto, se está digitando ou gravando uma mensagem e outros;Reprodução
  • Envio de arquivos com até 50MB de tamanho – No aplicativo tradicional, o limite é de 16MB.

Quais são os seus riscos?

Acima, foram mostradas as principais vantagens do GBWhatsApp em comparação com o aplicativo oficial, mas apesar de alguns recursos serem tentadores, existem questões que precisam ser revistas para saber se vale a pena o risco de utilizá-lo.

Diferente do que ocorre no aplicativo oficial, que é aprovado pela Play Store e segue critérios de segurança, não existe controle de quem desenvolve o GBWhatsApp, e desta forma não tem como garantir que o conteúdo de suas conversas e outros dados estejam seguros, podendo sofrer interceptações. Outro agravante ainda nesta mesma questão é a possibilidade de ele trazer vírus ou algo malicioso em seu código.

Apesar do site do GBWhatsApp afirmar que ele é seguro, não existem informações de como é feita a criptografia das informações que passam pelo programa, ou se elas seguem o mesmo padrão do app original. Também vale lembrar, que existe o risco de o programa deixar de funcionar repentinamente ou sofrer algum tipo de banimento.

– E aí, vale a pena?

Segurança e privacidade são dois temas centrais da atualidade na internet e basta ver o estrago que o escândalo da Cambridge Analytica fez para ter uma noção dos perigos. Diante disso, por mais que o GBWhatsApp possa ser um aplicativo interessante por suas funções extras, as dúvidas a respeito da sua origem e segurança são suficientes para afastar qualquer usuário cauteloso. Afinal, é comum que usuários troquem várias mensagens confidenciais e sensíveis no popular aplicativo de mensagens, que podem ser interceptadas a qualquer momento.

Outro ponto que o usuário deve ter em mente é que, ao usar o GBWhatsApp, ou qualquer outro cliente não autorizado do WhatsApp, o indivíduo não está só colocando a si mesmo em risco como os seus contatos. Afinal, em uma conversa com duas ou mais pessoas envolvidas, basta uma brecha para todos corram riscos de ser prejudicados. Ou seja, toda cautela é pouco.

Por fim, se você acha que vale a pena ainda instalar o GBWhatsApp por conta dos seus recursos extras, saiba que há aplicativos bem mais seguros e confiáveis que adicionam as suas funções ao WhatsApp. É possível, por exemplo, proteger as suas conversas com senhas ou duplicar a instalação do aplicativo para ter duas contas no mesmo aparelho

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário