Google lança aplicativo grátis que ensina programação

Google lança aplicativo grátis que ensina programação

A Area 120, uma área do Google que funciona como uma espécie de incubadora de startups dentro da empresa e com funcionários dela, lançou recentemente um aplicativo educativo chamado Grasshopper (“gafanhoto”). O aplicativo ensina a programar em JavaScript usando ilustrações e problemas simples, de modo que mesmo quem não tem nenhuma experiência na área consiga aprender.

O Grasshopper começa de maneira bem simples: caso o usuário diga a ele que nunca estudou programação antes, ele começa com uma breve aula sobre o que a programação é. Em seguida, o app começa a ensinar JavaScript usando uma mistura de exercícios, questões de múltipla escolha e textos mais aprofundados que explicam, por exemplo, o que são funções e argumentos.

Veja também:Google está usando a Mulher-Maravilha para ensinar meninas a programarAgora você pode aprender a programar usando MinecraftMicrosoft oferece cursos online e grátis para quem quer começar a programarAplicativo gratuito da Apple que ensina crianças a programar chega amanhã

Reprodução

Escrever o código propriamente é relativamente simples, já que não depende tanto assim do teclado do celular. O aplicativo deixa algumas opções prontas de texto que podem ser inseridas com um clique, o que facilita o processo. E caso o usuário precise escrever para editar um string específico, por exemplo, aí sim o teclado aparece.

Num estilo parecido com o do Duolingo, o aplicativo se oferece para dar ao usuário lembretes para que ele pratique mais. Por enquanto, o app inclui três grandes lições que abordam os aspectos fundamentais de programação em JavaScript (como o que são objetos e o que são variáveis) e algumas noções de animação com a linguagem.

Reprodução

Quando o usuário chega ao fim das lições, porém, o app oferece outros recursos por meio do qual é possível continuar os estudos – embora nem todos eles sejam gratuitos. De qualquer maneira, ele tem também um recurso chamado Code Playground, onde é possível testar novas combinações dos recursos e funções aprendidos nas demais aulas.

Por enquanto, há um único problema com o app para usuários brasileiros: ele só está disponível em inglês. Apesar disso, as instruções dos problemas do aplicativo são simples de se entender mesmo sem linguagem. E como a própria JavaScript é em inglês, isso acaba sendo também uma maneira de se acostumar com esse aspecto da programação. O Grasshopper pode ser baixado para Android e iOS.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.