Hackers dos EUA atacam Irã e Rússia em resposta a interferências em eleições

Hackers dos EUA atacam Irã e Rússia em resposta a interferências em eleições

Um grupo de hackers dos Estados Unidos promoveu uma onda de ataques em diversos países como resposta a interferências estrangeiras nas eleições do país. Irã e Rússia estão entre os principais atingidos.

O Ministro da Tecnologia da Informação e da Comunicação do Irã, Mohammad Azari-Jahromi, disse à agência local de notícias IRNA (via Reuters) que ao menos 200 mil roteadores empresariais foram atingidos em todo o mundo.

Veja também:Câmara de Vereadores na Bahia tem R$ 95 mil desviados por hackerHackers roubam dados de 150 milhões de usuários de aplicativo fitnessHackers ‘sequestram’ PCs e paralisam prefeitura de cidade dos EUA

A extensão total do ataque ainda não está clara, mas o Engadget reporta que países da Europa, além de Rússia e Índia, também foram vítimas. Curiosamente, porém, algumas máquinas nos Estados Unidos também foram atingidas pela onda de ataques.

Os hackers se aproveitaram de uma falha antiga em sistemas da Cisco. Nick Biasini, um pesquisador de segurança da empresa, diz que a brecha foi corrigida anos atrás, mas as empresas e órgãos que não atualizaram seus sistemas ainda estão vulneráveis.

O site Motherboard falou com hackers que se dizem autores dos ataques e eles confirmaram a motivação: uma resposta à interferência externa nas eleições dos EUA. No último pleito, agentes russos usaram bots em redes sociais para influenciar a opinião pública em torno dos dois candidatos á presidência.

Em alguns PCs afetados pelo ataque, hackers deixaram um desenho da bandeira dos EUA e os dizeres: “não mexam com nossas eleições”. O fato de que há relatos de computadores afetados também nos Estados Unidos indica que o ataque pode ter fugido ao controle dos hackers em algum momento.

A Cisco informou à Reuters que está trabalhando ativamente para atualizar os sistemas de clientes ainda vulneráveis ao ataque. O Ministro da Tecnologia do Irã também disse que o país conseguiu corrigir a maioria das estações de trabalho afetadas.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.