Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Neste dia 22 de Setembro acontece o Equinócio de Primavera, que marca o início da Primavera no hemisfério Sul. Mas você sabe qual o significado deste evento astronômico e como funciona?

Confira abaixo uma explicação simplificada, porém completa, sobre o que é Equinócio de Primavera, a diferença entre equinócio e solstício, e mais abaixo, as datas dos eventos no Brasil.

Veja também: 

Gmail ganha conversão automática de endereços e contatos em links.

Entenda o malware distribuído com o CCleaner e saiba como se proteger.

Significado do Equinócio de Primavera

O Equinócio de Primavera é o momento exato em que termina o inverno e começa a primavera. Neste exato momento, o sol atinge as regiões próximas à linha do equador com maior intensidade. No Brasil, as regiões mais atingidas são o norte e o nordeste do país.

Devido a esta maior intensidade do sol, o dia em que ocorre o equinócio de Primavera é mais longo: São 12 horas de dia e 12 horas de noite, ou seja, o dia e a noite tem o mesmo tempo de duração.

Esse fenômeno de dia e noite com a mesma duração acontece somente próximo à linha do Equador, devido ao fato da luz do sol atingir igualmente os hemisférios norte e sul do planeta.

Ou seja, a Terra fica bem centralizada de frente ao sol. Confira a imagem abaixo e entenda como funciona:

equinócio de primavera

Origem da palavra Equinócio de Primavera

O termo Equinócio de Primavera vem da junção de dois termos em latim: aequus (igual) e nox (noite), ou seja, quando a noite é igual ao dia.

Início da Primavera

Sempre quando muda a estação do ano, seja ela inverno, verão, outono ou inverno, ocorre algum evento astronômico desta espécie. Os Equinócios acontecem quando entra na Primavera ou no Outono.

No caso deste dia 22 de Setembro, está ocorrendo o início da Primavera, estação que marca a transição entre o frio do inverno e o calor do verão.

A primavera é conhecida também como a estação das flores, devido ao fato das plantas brotar flores com o aumento da temperatura.

Os Equinócio de primavera acontecem sempre entre os dias 21 e 23 de setembro no hemisfério Sul, e entre os dias 20 e 23 de março no hemisfério norte.

Equinócio de outono

Se o equinócio de primavera dá início à Primavera no hemisfério sul, que é aonde vivemos, o Equinócio de outono, que acontece em Março, marca o fim do verão e o início do Outono.

equinócio de primavera

Para o Hemisfério Norte, sempre acontece o inverso do que acontece para nós. Neste momento, o hemisfério norte está encerrando o verão e iniciando o outono.

Solstício

Outros eventos astronômicos que marcam a transição de estações são os solstício. Neste evento, iniciam-se o verão ou do inverno, dependendo do hemisfério.

Os solstícios sempre acontecem entre os dias 21 e 23 de Junho (Inverno no hemisfério Sul) e de 21 a 23 de Dezembro (verão no hemisfério sul).

Enquanto nos equinócios, o sol atinge mais intensamente o centro da Terra, nos solstícios o sol atinge mais diretamente um dos hemisférios. Isso acontece devido ao maior alcance de declinação realizado pelo Sol em latitude.

A imagem abaixo deixará seu entendimento mais claro:

equinocio e solsticio

Confira a data e hora dos próximos soltícios e equinócios no Brasil

  • Equinócio de primavera 2017: 17:02 de sexta-feira, dia 22 de setembro.
  • Solstício de verão 2017: 14:28 de quinta-feira, dia 21 de dezembro.
  • Equinócio de Outono 2018: 13:15 de terça-feira , 20 de março.
  • Solstício de inverno 2018: 07:07 de quinta-feira, 21 de junho.

Então, conseguiu compreender o significado do Equinócio de Primavera? Se você ficou com dúvidas, pode deixar um comentário aqui que responderemos!

Feliz Primavera!

Gostou do post? Deixe um comentário abaixo:

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário

blog do wordpress