Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na terça-feira (03/10/2017) o BNDES apresentou um estudo que prevê que a Internet das Coisas poderá representar receitas de US$ 200 BI para o Brasil em 2025.

Isso comprova que cada vez mais vem crescendo o interesse pela Internet das Coisas e, por isso, surgem novas empresas focadas nessa tecnologia como de algumas MVNOs (Mobile Virtual Network Operator) aprovadas pela ANATEL em 2017.

De acordo com uma pesquisa feita pela Wordplay, 81% dos brasileiros já estão preparados para adoção da Internet das Coisas e tem em mente que a tecnologia vem para facilitar o cotidiano. Mas como a IoT  pode nos beneficiar?

  • Cidades Inteligente ? Não é necessário ir ao outro lado do globo para ter uma ideia de como a tecnologia é benéfica para gestão de grandes cidades. Recentemente, Buenos Aires adotou uma solução de Internet das Coisas, junto a Big Data e mobilidade para evitar enchentes. Buenos Aires é um município fundado às margens do Rio Prata e vinha sofrendo com as chuvas gerando problemas crônicos. Após analisar e padronizar os processos, foi implementada uma solução de Gestão de Relacionamento, SAP CRM, para gerenciar construções e manutenções na cidade, cobrindo desde rua até mesmo árvores.

internet das coisas

Após três dias de chuva não foram registradas inundações, ou seja, a tecnologia contribuiu para gestão da cidade, simplificando operações e melhorando a qualidade de vida da população.

Imagine essa tecnologia sendo aplicada nas grandes capitais do Brasil, como São Paulo, que nos meses de chuva chega a registrar 262 km de vias congestionadas.

  • Distribuição de Medicamentos pelo Governo ? Há alguns anos atrás era necessário cadastrar todas as informações sobre entrada e saída de produtos de uma loja ou estabelecimento, hoje com artifícios de tecnologia é possível ter uma loja totalmente digital, onde não existe a necessidade de passar no caixa para fazer o pagamento, como no caso da Amazon Go, uma loja que possui diversos sensores e tecnologias de visão computacional para identificar quais itens foram levados pelo cliente e efetuar o debito assim que ele sai da loja.

A aplicação da Internet das Coisas para área de logística e varejo permite acompanhar o consumo, condições dos produtos, gerando indicadores que podem ser uteis para evitar desperdícios e fazer uma melhor distribuição dos produtos.

Com o exemplo da Amazon Go, e com os nossos problemas de distribuição de medicamentos é possível desenvolver soluções em farmácias populares ou o próprio SUS para identificar, analisar e redimensionar os medicamentos entre a população.

  • Agronegócio: De acordo com o Agronegócio Mundial 30% de todos os alimentos produzidos no mundo são perdidos por falta de eficiência tanto na produção quanto na logística do alimento, ou seja, de acordo com o estudo um estado como Minas Gerais que produz cerca de 23 milhões de sacas de café, perde anualmente cerca de 7 milhões de sacas que poderiam ser aproveitadas tanto para exportação, quanto para abastecer o mercado interno.internet das coisas

Para a agricultura a Internet das Coisas aplicada permite ter dados precisos sobre o clima, terreno, índice pluviométrico em diferentes épocas do ano e tudo mais necessário para estabelecer a quantidade de água necessária para uma irrigação, por exemplo. Os dados obtidos também servem para tomada de decisão relacionada a financiamento, seguro, logística, marketing, entre outras áreas fundamentais do agronegócio, permitindo identificar perdas e tornar o processo mais eficiente.

A Internet das Coisas aplicada no processo de produção do Café em Minas Gerais pode ajudar a reduzir a perda do alimento, contribuindo assim para economia e exportação dos alimentos.

A análise do BNDES vem no momento oportuno para fortalecer o que alguns pesquisadores já apontaram. A aplicação da Internet das Coisas pode trazer muitos benéficos para sociedade, melhorando desde o convívio na cidade com a aplicação de tecnologias para gerenciar as cidades, até o campo com objetivo de melhor a produção e reduzir o desperdício.

Artigo produzido por Gabriel Batista Marcílio.

Fonte: Optclean
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhe:

Deixe seu comentário

blog do wordpress